(41) 3012-7000 OU 0800 724 2288

Início do verão e 10 dicas de cuidado com a pele nessa estação.

O Verão começou oficialmente hoje (dia 22 dezembro, às 01h48min horário de Brasília), quando ocorre o Solstício de Verão – o dia mais longo do ano.

“O início das estações é definido pela posição da Terra em sua órbita em torno do Sol e pela inclinação do eixo de rotação da Terra”, explica a pesquisadora Josina Oliveira do Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional.

verao-comeca-as-01h48min-do-dia-22-de-dezembro-a-entrada-da-estacao-marc

A entrada da estação marca o maior dia e a menor noite do ano.

A entrada do Verão marca o maior dia e a menor noite do ano. A partir daí até a entrada do Outono, os dias se tornam cada vez menores e as noites cada vez maiores, até que no dia da entrada do Outono o comprimento da noite é igual ao comprimento do dia – o que é chamado de “equinócio”. As noites, então, vão aumentando, até a chegada do Inverno, quando ocorre mais um “solstício” – comprimento diferente do dia e da noite. A partir disso, as noites diminuem até a chegada da Primavera, quando novamente o dia e a noite tem o mesmo comprimento. Depois, o Sol nasce cada dia mais cedo e se põe cada dia mais tarde, até o início do Verão.

O horário oficial do início das estações varia a cada ano. De acordo com Josina, essa diferença se deve ao período de translação da Terra – aproximadamente 365 dias e 6 horas, ou precisamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46,08 segundos. A cada quatro anos, ocorre o ano bissexto, com 366 dias para compensar essa defasagem.

FONTE: site Jornal do Brasil

10 dicas de cuidados com a pele no verão

dica-de-verão-cuidados-com-o-corpo-the-toccs-2

No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados, porque o sol pode trazer muitos problemas para a pele como queimaduras, envelhecimento precoce ou até mesmo câncer de pele. Confira aqui 10 dicas de cuidados com a pele no verão:

  • Lavar o rosto com um sabonete antisséptico aplicar um creme hidratante de preferência recomendado por um dermatologista e com vitamina C todos os dias de manhã e antes de ir dormir;
  • Aplicar protetor solar cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição solar e fazer renovação a cada 3 horas;
  • Evitar fazer a depilação na véspera da exposição ao sol. Ela deve ser feita com, no mínimo, 48 horas de antecedência;
  • Depois de um dia de praia ou piscina, tomar um banho de água fria, de preferência ou morna, para hidratar a pele e aplicar creme hidratante depois;
  • Evitar fazer tratamentos com laser e produtos químicos durante o verão porque pode ficar com manchas na pele;
  • Fazer esfoliação da pele, principalmente no rosto pelo menos uma vez por semana;
  • Tirar a maquiagem todos os dias antes de ir dormir;
  • Comer alimentos que contêm carotenoides como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois estes alimentos protegem do câncer e deixam a pele mais bronzeada;
  • Evitar exposição ao sol entre as 10 e as 16 horas para prevenir queimaduras solares;
  • Beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia para hidratar a pele.

Após a exposição ao sol, deve-se aplicar uma loção pós solar como por exemplo, a Loção de Calêndula, pois este produto hidrata, repara e acalma a pele danificada pelo sol, evitando a descamação e prolongando o bronzeado.

FONTE: site TUA SAUDE

Share this post



Deixe uma resposta