A diabetes ocorre quando há aumento da glicose no sangue que é produzida a partir dos alimentos digeridos no intestino, que se transformam em açúcar. No sangue, a glicose é utilizada pelos tecidos como energia e sua utilização depende da presença de insulina, que é uma substância produzida nas células do pâncreas. Para evitar o descontrole da diabetes, os portadores precisam ter cuidado especial com a alimentação.

Se você tem diabetes, você sabe que há uma longa lista de alimentos que você deve ficar longe, ou seja, aqueles ricos em açúcar. Mas, há também uma grande quantidade de alimentos que você deve adicionar à sua dieta para ajudar a manter os seus níveis de açúcar no sangue sob controle. A diabetes é uma doença que está relacionada com os hábitos alimentares das pessoas.

Então, descubra quais são os principais alimentos que ajudam a controlar a diabetes:

1. Canela

A Canela tem sido usada por milhares de anos para tratar vários problemas de saúde, de acordo com a American Diabetes Association (ADA). Recentemente, o tempero tem sido apontado ser bastante benéfico para as pessoas com diabetes, pois, ele ajuda a melhorar o controle do açúcar no sangue. Acrescentando: um estudo em 2012, publicado na revista Nutrition Research, descobriu que suplementos com Canela reduzem os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2 e, em 2013, um estudo publicado no Annals of Family Medicine mostrou que a Canela está associada com uma queda significativa nos níveis de açúcar no sangue em jejum.

2. Graviola

A Graviola contém ótimas quantidades de antioxidantes que protegem as células do pâncreas responsáveis pela produção da insulina, evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes. Além disso, a Graviola também possui boas quantidades de fibras, que diminuem a velocidade de absorção de açúcar, ajudando a equilibrar os níveis de glicose no sangue, promovendo o controle da diabetes em pessoas que já têm a doença.

3. Feijões

Os Feijões são ricos em fibra solúvel e ainda uma fonte barata de proteína com baixo (IG) índice glicêmico, tornando-os ideais para prevenir grandes oscilações nos níveis de açúcar no sangue. Além disso, os alimentos ricos em fibra solúvel são benéficos no retardo do aumento dos níveis de glicose no sangue, porque levam mais tempo para o seu sistema quebrar esses alimentos fibrosos. Já o Feijão Branco, tem um ativo chamado faseolamina que atua especialmente no bloqueio da absorção de parte dos carboidratos ingeridos através da alimentação, o que contribui especialmente para o controle do diabetes. 

4. Aveia

Aveia contém beta-glucana, que é uma fibra solúvel saudável para o coração que retarda a digestão. Isso impede grandes picos nos níveis de açúcar no sangue. Além disso, a beta-glucana da aveia também mostrou-se ser eficaz na melhoria da sensibilidade à insulina, de acordo com um estudo publicado em 2013 na revista Food and Nutrition Research. E lembre-se de comer cerca de quatro colheres de sopa de aveia ao dia.

5. Amêndoas

As Amêndoas são ricas em vitamina B, vitamina E, fibra, ferro, proteínas, magnésio, selênio e zinco e pobre em carboidratos, o que contribui com o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, as Amêndoas são uma excelente fonte de gorduras insaturadas, que podem ajudar a diminuir o colesterol LDL(ruim) e aumentar o colesterol HDL(bom). Estudos realizados pela revista Diabetes Care Science, com mais de 500 mil pessoas concluiu que o consumo de magnésio ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2. A orientação é consumir cerca de quatro unidades de Amêndoas no dia.

6. Laranja

A Laranja é uma excelente fonte de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL. Embora, as laranjas sejam doces, na verdade, elas têm um baixo índice glicêmico (IG), de acordo com a American Diabetes Association (ADA).

7. Couve

A Couve é rica em uma série de nutrientes essenciais, incluindo vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina K e ácido fólico. Além dos minerais como o cálcio e o magnésio. Além disso, ele ainda é rico em fibras, flavonoides e outros antioxidantes. A Couve também tem poucos carboidratos, sódio e colesterol. Ela também contém sequestrantes dos ácidos biliares, substâncias que diminuem o colesterol LDL e limitam a absorção de gordura da dieta.

8. Vinagre de Maçã

Os benefícios do Vinagre para a saúde estão sob investigação, mas um estudo em 2004 publicado no Diabetes Care Science constatou que o vinagre pode melhorar significativamente a sensibilidade à insulina em pessoas com diabetes ou resistência à insulina. Os estudos mostraram que os efeitos do Vinagre no corpo são similares aos efeitos da metformina, que é um medicamento utilizado pelos diabéticos. Um estudo de 2012 publicado no Journal of Community Hospital Internal Medicine descobriram que o vinagre ajudou a retardar a absorção do açúcar. Duas colheres de Vinagre de Maçã adicionada nas refeições melhorou os níveis de açúcar no sangue em jejum e a sensibilidade à insulina.

9. Batata Yacon

A presença de frutooligossacarídeos na Batata Yacon melhora a sensibilidade à insulina e aumenta a secreção desse hormônio pelo pâncreas, favorecendo, assim, o controle do açúcar do sangue, podendo ajudar a complementar o tratamento da pré-diabetes e da diabetes.

10. Chá Verde

Diversos estudos foram e estão sendo realizados sobre os efeitos do Chá Verde em muitas doenças graves, incluindo diabetes, câncer e doenças cardíacas, de acordo com a National Center for Complementary and Alternative Medicine. Embora vários estudos anteriores não mostraram que o chá verde ajuda a controla os níveis de açúcar no sangue, um estudo feito em 2013 no Japão, mostrou que as pessoas que bebem seis ou mais xícaras de Chá Verde tem 33 % menos probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 do que as pessoas que consumiram uma xícara de Chá Verde por semana. O Chá Verde é uma bebida que contém polifenóis e antioxidantes que mostraram ajudar a regular a glicose no organismo, evitando ou controlando diabetes.

11. Linhaça

As Sementes de Linhaça são uma excelente fonte de magnésio. O magnésio ajuda a controlar a glicemia e a liberar a insulina no organismo. Ela também é nutritiva por ser rica em fibras e boas gorduras. Se você já tem diabetes, pode controlar comendo de 5 à 6 vezes por dia, sempre em pequenas porções. Inclua em sua dieta os alimentos que são ricos em fibras.

E se mesmo assim acha difícil colocar em prática a ingestão desses alimentos, a tecnologia da engenharia nutricional oferece atualmente suplementos alimentares, que são soluções práticas, em forma de cápsulas, com concentrações de ativos que podem auxiliar no controle da diabetes.

 

Fontes:
https://diabetes.org/
https://www.convergenceseditorial.com.br/index.php/nutricaobrasil/article/view/1278/2438
https://www.researchgate.net/profile/Claudia-Helena-Degaspari/publication/287431641_BENEFICIOS_DA_FASEOLAMINA_Phaseolus_vulgaris_L_-_UMA_REVISAO/links/5d94ad65a6fdcc2554aefe52/BENEFICIOS-DA-FASEOLAMINA-Phaseolus-vulgaris-L-UMA-REVISAO.pdf
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/116
https://botanicbrasil.com.br/glicoervas-botanic-brasil-1-unidade